segunda-feira, 31 de março de 2008
A Gente Não é Sério aos 17 Anos
Barbara Samson é uma escritora francesa cuja carreira teve como ponto de partida sua soroconversão. Sua autobiografia conta a história da jovem de 17 anos que, internada para se tratar de uma desordem alimentar, é seduzida por um paciente que escrevia poemas para ela. Barbara descobriu que seu amado Anthony, além de problemas com drogas, levava consigo um outro segredo: era soropositivo. E mais: os poemas enviados por ele eram letras de música do The Doors!
É de um verso de uma poesia de Rimbaud, "Romance", que Barbara batizou seu livro: On N'est Pas Serieux Quand On A Dix-sept Ans.
Rimbaud fala dos amores de verão, dos jogos de sedução que levam a relacionamentos fugazes e que não oferecem perspectivas futuras. No caso de Barbara, seu amor de verão foi inesquecível e o livro foi o meio pelo qual ela expressou sua revolta e incertezas com relação ao futuro. Sua história se tornou pública na abertura da Sidaction* 1994, quando Barbara chocou a França contando tudo em cadeia nacional.
Ouça Barbara falando de sua história e declamando um excerto do poema de Rimbaud clicando aqui.
* Sidaction é uma associação francesa que apóia pesquisas, campanhas de prevenção, ações em países em desenvolvimento e assiste soropositivos de baixa renda (com albergues, assistência social, apoio piscológico e acompanhamento médico). Suas campanhas são de grande impacto, como pode-se ver no vídeo abaixo:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário