segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

hiv e drogas


Fora da África subsaariana, o uso de drogas injetáveis é responsável por aproximadamente um em três novos casos de HIV. Em algumas áreas onde o HIV está se espalhando mais rapidamente, tais como a Europa do Leste e a Ásia Central, o uso de drogas injetáveis é a causa principal de novas infecções.
Esta informação me pegou de surpresa, eu realmente não poderia imaginar que a relação entre hiv e as drogas fosse algo tão crítico. Sim, eu sei que o hiv é transmitido através de drogas injetáveis e que os viciados em heroína foram dos primeiros grupos de risco. Mas somente lendo a Declaração de Viena pode-se entender que o buraco é um bocado mais embaixo.

Num momento em que a luta contra o crime organizado está sendo intensificada e o debate sobre a descriminalização de algumas drogas encontra-se prestes a entrar em ebulição, vale a pena refletir sobre estes dados, até mesmo para entender como o o preconceito sobre determinadas minorias pode ser determinante no agravamento do estado em que se encontram.

Vá direto à página de Perguntas e Respostas para entender melhor o que está por trás desta Declaração.

É muito simplista dizer que os usuários de drogas são co-responsáveis pela consolidação do crime organizado em comunidades carentes. A ausência de um Estado forte que garanta os direitos fundamentais de seus cidadãos não pode ser ignorada. Há consumo de drogas em todo o mundo; consequentemente, há tráfico de drogas em todo o mundo. Contudo, não se pode atribuir aos usuários (principalmente os viciados, que são pessoas doentes) a responsabilidade pela dimensão de poder conquistado pelos traficantes nas comunidades carentes das regiões metropolitanas do terceiro mundo.

O que falta é justiça social, distribuição de riqueza e um Estado que se esforce para cumprir a declaração de direitos fundamentais (políticas de educação, saúde pública, bem estar etc.) aos seus cidadãos, como temos no artigo 5º de nossa Constituição Federal de 1988.

Nenhum comentário: