segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

campanha Fique Sabendo

Deu no site da Band.com.br

Mutirão de testes de HIV atende 200 mil paulistas

De acordo com um balanço da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 196.113 testes de HIV foram feitos ao longo da Campanha Fique Sabendo 2010. Os exames gratuitos foram feitos ao longo do mês de novembro e superaram em 63% as expectativas iniciais, que indicavam que 120 mil pessoas seriam testadas.

“Esta edição do Fique Sabendo foi um sucesso e a conscientização quanto à importância de se fazer o teste deve continuar após a campanha”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids. “É de fundamental importância que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV”, completa ela.

Apuração preliminar dos testes rápidos, que ficam prontos em 15 minutos, realizados em todo Estado aponta a ocorrência de 276 casos positivos de HIV. Os homens são maioria, 71%, com maior prevalência dentro da faixa etária dos 25 a 39 anos. As mulheres representam 29%, com maior prevalência entre os 40 e 49 anos.

Não sei o quanto esta amostra é representativa em relação ao resto da população, mas numa campanha em que quase 200 mil pessoas foram atendidas, os homens respondem por cerca de 0,1% e as mulheres, 0,05% dos resultados positivos. Esses dados são significativos e também se deve levar em conta as faixas etárias prevalecentes em cada grupo, que parecem confirmar a tendência da disseminação entre homens que fazem sexo com homens com menos de 40 anos e mulheres casadas ou com parceiro único.

Nenhum comentário: