terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ratos, hormônios, genes e a cura do hiv


Esta notícia está fresquinha, mas logo vai bombar: estudo australiano anuncia o que pode ser o grande salto para a cura definitiva do hiv. Sim, não estamos falando de controle da infecção, mas da erradicação do hiv do organismo. E os cientistas já conseguiram esse resultado num ratinho!
Pesquisadores de Melbourne, Austrália, descobriram um meio de estimular o corpo humano a eliminar processos infecciosos tais como os do hiv, hepatites e tuberculose resistente. Desta forma, o próprio corpo humano seria capaz de fazer o que as drogas até agora se mostraram ineficazes.
O estudo realizado em camundongos mostrou que a aplicação do hormônio IL-7 por três semanas aumentou a resposta imunológica do organismo a ponto de eliminar o hiv do corpo.
E mais do que isso: o hormônio desligou o gene SOCS-3, que, acredita-se, é ativado em infecções agressivas para conter a resposta imunológica do organismo e impedir que o próprio sistema imunológico cause danos à saúde da pessoa infectada (o que pode ocorrer se a reação à infecção for excessivamente intensa). Mas no caso de determinadas infecções, o SOCS-3 pisa fundo no freio e o sistema imunológico fica com uma resposta limitada demais, fazendo com que a infecção perdure.
No caso do camundongo usado, este gene foi desligado no interior das células T, permitindo que o organismo produzisse um número consideravelmente maior de células que atacam especificamente o hiv, erradicando-o.
A princípio, os cientistas acreditam que um possível tratamento com IL-7 poderia ser usado em conjunto com os antirretrovirais usados atualmente, mas os testes em humanos não devem começar imediatamente.
Fontes: ABC News e EmaxHealth

5 comentários:

Blinks disse...

pra quem tem o virus vemos essas msgs e nos dao animo de vida... mandem me emaisl por favr wtom_w@hotmail.com e ai sabem quando vao começar testem em seres humanos?

Anônimo disse...

OLHA, EU ACHO QUE O DIA DA VERDADE ESTA CHEGANDO E QUE ESTE MAL VAI DESAPARECER DO NOSSO MEIO. PECO A DEUS PARA QUE CAPACITE ESTES CIENTISTAS PARA QUE LEVEM ESTE ASSUNTO SERIO.MAS HA UMA ESPERANCA MUITO GRANDE EU PESSOALMENTE TENHO FE QUE ISSO VAI ACONTECER.VAMOS NOS CUIDAR E TERMOS A PACIENCIA.E QUANDO E QUE VAI INICIAR O TESTE EM SERES HUMANOS?

RafaelSntos disse...

se puder me manter informado sobre o assunto sou portador ha 8 anos me dou muito bem com meus retrovirais ha oito anos tomo os mesmos minha carga viral eh zero e se possivel gostaria d entrar na linha de frente desa luta e nos testes em humanos seria cobaia numa boa rafinhaonboard@hotmail.it obrigado

Anônimo disse...

Não sei nem por onde começar, só o que sei, esta doença quer nos limitar, destruir nossos sonhos e espectavivas. Porém, é preciso muito mais que uma doença para nos destruir. Sei que a cura esta próxima e logo muitos vão poder respirar a felicidade novamente. Sei que deus iluminará algum cientista para descobrir a cura definitivamente. E, então poderamos sonhar novamente sem medo do futuro.

elssa disse...

A NOTICIA E FRESQUINHA,MAS JE ESTA ESPALHADA. Foi mto bom ter esta informacao,realmente todo pessoal esta alegre com esta noticia da cura do hiv sida *esta sendo muito comentado a nivel*pk realmente ja faz mtos anos que as pessoas estao a espera desse milagre. NO caso de textes em ser humano,voces nao tem pk esperar, eu acredito que ja podem comessar a faser,mais somente com as pessoas que estao em casos graves quase a morte pk realmente ai ja nao tem alternativa de sobrevivencia, quem sabe se nesse exato momento voces possam introduzir a vossa esperiencia e venha a traze-lo de volta ao mundo. ISTO E UM CASO QUE NAO SE PODE DESPERDISSAR.