terça-feira, 16 de dezembro de 2008

reality shock

Recebi uma proposta para trabalhar no exterior. Não seria transferido pela minha empresa, seria uma contratação local com todos os procedimentos imigratórios de praxe.

Depois do susto inicial, o susto da perspectiva de ir para tão longe. Em seguida, a empolgação: uma experiência incrível num país totalmente diferente de tudo que eu já vi, um mega plus no meu currículo, uma possibilidade de abrir novas portas internacionalmente.

Daí, o choque: o certificado de saúde. Os sites de informação sobre o assunto afirmam que o hiv é motivo para recusa de visto e deportação.

Choque de realidade, essa que está comigo, a minha volta e dentro de mim. Esta realidade que afasta pessoas, me separa dos demais e me coloca na classe inominada dos excluídos das possibilidades que as pessoas podem ter. E do poder de escolha de qual caminho seguir.

Uma regra recente do governo daquele país ainda afirma que o hiv não pode ser mais motivo de recusa de visto de trabalho e residência, mas a teoria não necessariamente caminha de mãos dadas com a prática. E não sou eu quem vai atestar isso pessoalmente e correr o risco de sofrer na pele a recusa de um visto e encarar a possibilidade de uma deportação.

Então ficamos assim; "obrigado pelo convite, mas não posso aceitar."

E a vida continua.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara... vc não me conhece, mas espero ajudá-lo com essas palavras.

Me chamo Hugo e comecei a postar no blog do Taner (Eu e o HIV: vivendo um dia após o outro).

Tipo, como assim "não sou eu quem vai atestar isso pessoalmente e correr o risco de sofrer na pele a recusa de um visto..."?????

Sinto muito amigo, mas acho que está indo por um caminho muito delicado, o do medo.

Tomo mundo na vida corre riscos e utilizar o HIV como pretexto para não correr esse "risco" na minha leiga opinião é apenas insegurança.

Insegurança essa que todos nós sorpositivos e soronegativos enfrentamos ao longo da vida e de nossas lutas diárias.

Será que todos os pedidos de visto um soronegativo que serão avaliados serão aceitos??? Será que uma pessoa apenas por ser soropositiva não pode tirar um visto e ir para fora do pais a turismo ou a trabalho??? Reflita um pouco.

Independente da sua soropositividade, vc conta com um trunfo, a legislação do país que respauda soropositivos.

Quanto ao restante, dependerá somente de você, de enfrentar seus medos e suas inseguranças, que não são um luxo apenas seu por conta do vírus. TODOS nós temos nossos medos, inseguranças e demônios internos.

Tomara que reflita um pouco, permita-se mais e arrisque bastante, quando for em prol do seu crescimento pessoal e profissional.

Sucesso e parabéns pela propósta de emprego.

Hugo

Anônimo disse...

Pena que vi esse post apenas hoje!!!!
Quem disse que alguem tem que saber que voce é soro-positivo????
Quando disse que iria morar nos EUA ninguem achou que fosse conseguir por ser positivo, mas fui e "thank Lord" correu tudo bem. Teve um episódio comigo muito engraçado, no aeroporto pediram que eu me sentasse numa cadeira pois iriam revistar minhas coisas e quando o policial começou a tirar vidro e mais vidros de remédios da mochila eu pensei:"pronto agora vou preso!", me levantei e comecei a conversar com ele na tentativa de distraí-lo... Nada aconteceu, ele me tratou muito bem e continuei minha viajem de St.Louis para Virginia Beach... Foi a melhor coisa que fiz na vida!!! FORTE ABRAÇO PRA TI!

wanderlust disse...

Hugo e Taner,
A empresa pagaria para eu ir até o outro lado do mundo, num país onde vigora uma ditadura com pouca tolerância com relação a homossexuais e soropositivos, para então cumprir os procedimentos para o visto. Assim, os exames para o certificado de saúde seriam feitos lá mesmo. Apesar da nova leglislação, na prática tudo rola diferente até porque o boom de novos casos de hiv na região tem sido atribuída aos imigrantes. Por isso achei que seria um risco muito grande ir tão longe para arriscar a sorte. Se fosse Canadá ou mesmo Austrália, eu sei que poderia contar com o apoio de grupos de direitos humanos e recursos judiciais para conseguir superar qualquer problema semelhante. Em todo caso, eu também estaria exposto à empresa que estaria me contratando, o que seria um tiro que poderia sair pela culatra. É praxe em vários países do mundo a exigência de exames de sangue para a concessão de vistos de residência e trabalho e a negação dos mesmos pode ser dada sem qualquer justificativa, o que dificulta contestar a decisão de um serviço de imigração e ainda esbarra na questão da soberania.
Obrigado pelos comentários.
Abraços!