quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cidadão Betinho

Esta frase resume a vida e a obra de Herbert de Souza, o Betinho. Encontrei por acaso um hotsite do Ministério da Saúde dedicado a este homem, uma das vítimas da aids que mais se expôs na mídia brasileira por sua luta contra a doença e o preconceito, fundador da Abia, do Ibase (foi um dos precursores da internet no Brasil!) e coordenador da Ação pela Cidadania contra a Fome e a Miséria, tendo se destacado como grande representante dos direitos do cidadão e com atuação inclusive na defesa do meio-ambiente.

No hotsite do Ministério da Saúde, é possível conhecer melhor o pai, a pessoa, o intelectual e o incansável batalhador pela dignidade humana em todos os contextos. Vale a pena dar uma olhada.

Seus textos são muito lúcidos e inspiradores, mostrando como a revolta e a desesperança não contribuem para nenhum resultado positivo.

Destaco aqui o último parágrafo de seu texto "Direitos Humanos e Aids":

Mas gostaria de terminar, dizendo o seguinte: creio que podemos transformar a tragédia da AIDS, da enfermidade e da doença num desafio, numa oportunidade, numa possibilidade de recuperar na nossa sociedade, em nós mesmos, em cada um de nós e em todos nós, o sentido da vida e da dignidade. E, com esse sentido da vida e da dignidade, seremos capazes de lutar pela construção de uma sociedade democrática, de uma sociedade justa e fraterna. 

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Muito prazer, sexo sem DST

O Ministério da Saúde lançou hoje a campanha "Muito prazer, sexo sem DST":



Depois de um levantamento que revelou que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de DST, esta campanha visa conscientizar sobre algumas questões importantes relacionadas ao problema:

- como reconhecer os sintomas

- a necessidade de procurar tratamento

- o perigo da automedicação

- a importância de alertar o(s) parceiro(s) ou parceira(s)

- os problemas causados pelas DSTs aumentam em 18 vezes o risco de infecção pelo hiv

- os fatores de risco: homens são mais propensos a terem algum sinal ou sintoma de DST, homens que fazem sexo com outros homens têm o dobro de chance de terem DSTs e pessoas com mais de 10 parceiros na vida têm chance 65% maior de ter um antecedente relacionado a DST

Bacana mesmo é o sistema de alerta anônimo que o site disponibiliza para as pessoas que quiserem avisar a seus parceiros ou parceiras que descobriram ter DST sem se expor. O texto diz algo assim: "Oi! Não sei se essa é a melhor forma de dizer, mas descobri que tenho uma DST. Fui numa Unidade de Saúde, procurei um médico e já estou me tratando. Acho que você deveria fazer o mesmo." Simples assim. Pode parecer loucura, mas é muito difícil fazer isto e este sistema anônimo pode ajudar muito a reduzir o número de pessoas portadoras de DSTs que não se tratam.

Encontrar uma verruga ou uma lesão na região genital causa um incômodo muito grande, uma sensação de estar impuro e até mesmo uma certa vergonha. Já é difícil lidar com isso sozinho trancado no banheiro, imagine ter que ir a um serviço de saúde. Agora, imagine ter que contar isso para um parceiro! É muito difícil.

Quando eu me descobri hiv+, fiz a minha parte sem criar muito alarde: informei à pessoa que possivelmente me infectou que eu tive um probleminha de saúde na região genital depois de nossa relação e que ela deveria procurar um médico. Sem mentira nem escândalo, não entrei em detalhes, mas dei meu recado pelo messenger. (Os demais parceiros, eu avisei pelo telefone mesmo.) Nem todo mundo tem essa facilidade ou coragem, por isso um cartão virtual anônimo pode ser uma mão na roda. 

Quem achar que tem ou teve algum sintoma de DST deve procurar um profissional de saúde ou se dirigir a um dos serviços especializados em DST do SUS: veja aqui os endereços.

Então fica combinado assim: fique ligado no seu corpo; qualquer suspeita de DST, procure um serviço especializado; faça o tratamento; avise ao seu parceiro ou sua parceira para fazer o mesmo.

==============================================

UPDATE: Problemas técnicos tiraram o site do ar

Parece que o site foi um sucesso tão grande que tiveram que tirá-lo do ar para manutenção. Espero que não esteja sendo usado para brincadeiras de (muito) mau gosto, mas enfim, vamos torcer para que volte logo.

==============================================

UPDATE 2: hoje (2a. f.  24-ago-09) o site amanheceu funcionando normalmente, espero que continue assim!

http://www.aids.gov.br/muitoprazer/

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

good news


Notícia no site BBC News: a estrutura do genoma do hiv foi decodificada.

Parece que isso pode trazer grandes avanços em terapias que neutralizem a ação do bichinho ou até mesmo que venham a destrui-lo.

Acho que essa vale estourar um champã!