quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cidadão Betinho

Esta frase resume a vida e a obra de Herbert de Souza, o Betinho. Encontrei por acaso um hotsite do Ministério da Saúde dedicado a este homem, uma das vítimas da aids que mais se expôs na mídia brasileira por sua luta contra a doença e o preconceito, fundador da Abia, do Ibase (foi um dos precursores da internet no Brasil!) e coordenador da Ação pela Cidadania contra a Fome e a Miséria, tendo se destacado como grande representante dos direitos do cidadão e com atuação inclusive na defesa do meio-ambiente.

No hotsite do Ministério da Saúde, é possível conhecer melhor o pai, a pessoa, o intelectual e o incansável batalhador pela dignidade humana em todos os contextos. Vale a pena dar uma olhada.

Seus textos são muito lúcidos e inspiradores, mostrando como a revolta e a desesperança não contribuem para nenhum resultado positivo.

Destaco aqui o último parágrafo de seu texto "Direitos Humanos e Aids":

Mas gostaria de terminar, dizendo o seguinte: creio que podemos transformar a tragédia da AIDS, da enfermidade e da doença num desafio, numa oportunidade, numa possibilidade de recuperar na nossa sociedade, em nós mesmos, em cada um de nós e em todos nós, o sentido da vida e da dignidade. E, com esse sentido da vida e da dignidade, seremos capazes de lutar pela construção de uma sociedade democrática, de uma sociedade justa e fraterna. 

Nenhum comentário: