sábado, 18 de julho de 2009

Chega mais!


Imagine como eu, hiv+, me sinto com relação ao contato íntimo com outras pessoas. Algumas amigas que não sabem do meu status insistem em me dar estalinhos ao me cumprimentar e isso me incomoda (como reagirão o dia em que souberem?). E sei muito bem que posso representar uma grande ameaça a muitas pessoas e não as julgo por isso, há um grande estigma que pesa sobre soropositivos que gera muito medo de contato íntimo. Agora, imagine só como seria um mundo em que qualquer proximidade fosse uma ameaça, sem  necessariamente haver contato físico. É mais ou menos isso que está começando a acontecer agora.

Outro dia peguei a ponte aérea e fiquei meio apavorado. Andava pelo saguão do aeroporto e se alguém espirrasse ou tossisse, mudava minha rota para passar longe daquela nuvem de perdigotos e sabe-se lá quais outros elementos. Durante o vôo, um gajo na próxima poltrona após o corredor tossia a cada 20 segundos, uma tosse discreta e continua. Quase estendi a mão para sentir a temperatura em sua testa, mas me contive. Fui respirando cada vez mais raso, experimentando uma leve apnéia até virar-me pro lado esquerdo, onde uma senhora decidiu tossir depois de chupar uma bala de caramelo -- e fiquei tranquilo, afinal era apenas o açúcar da bala arranhando a garganta da vovó. Mas com certeza teria sido melhor viajar num avião sem tossedores.

Hoje num site de notícias: "Jovens de Osasco fogem de gripados na balada -- quem espirrar dificilmente conseguirá beijar na boca." 

Era só o que faltava: as pessoas terem mais medo de contato umas com as outras. O medo de contato íntimo-sexual dará lugar ao medo de respirar próximo de outras pessoas! Nada de cinema, teatro, shows... as pessoas terão pânico de tomar transporte público, acredito até que haverá casos de agressão a pessoas que viajem tossindo e com febre. Vai ser uma loucura!

E veja bem, as orientações são o básico de higiene e etiqueta: cobrir a boca com um lenço ao tossir e espirrar, lavar as mãos, evitar ambientes fechados com muita gente. Tudo muito razoável.

Eu cresci tomando banho de chuva e andando descalço dentro de casa e no quintal. Hoje, nos dias de frio saio do banho e coloco uma touca de lã para não pegar "friage", tento sempre ter um guarda-chuva à mão (perco uns 4 por ano), em casa uso pantufas no inverno e chinelos no verão, lavo as mãos algumas vezes por dia e agora ando com uma máscara N95 na mochila. Ah, e preciso pegar um gel de álcool antisséptico para levar comigo também! Ou seja, estou me tornando uma tia velha toda noiada e cheia de frescura!!

Que vontade de largar tudo e ir para uma praia distante, usar pouca ou nenhuma roupa, tomar banho de sol e chuva, sentir o cheiro da maresia, correr na areia descalço, dormir de janela aberta e sem muita coberta... :-)

Para descontrair um pouco:

2 comentários:

Homem Positivo disse...

Bem sei como você se sente.
Nessas horas o fato de ser hiv+ pesa bastante.
Mas, falando com amigo médico, ele diz que a preocupação excessiva é estresse em vão. Afinal, a gripe comum ainda mata bem mais do que a suína, inclusive em relação aos soropositivos ;)

Anônimo disse...

Por isso que eu nunca contarei a ninguém!!!
o mundo precisa da hipocrisia para existir...
noitesemfim.zip.net